sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ranking Municipal de Transparência

A Secretaria Estadual de Gestão Pública de São Paulo, por meio da FUNDAP e do TecGov (EAESP-FGV), com a colaboração da Fundação SEADE, realizou, entre setembro/2006 março/2007, uma pesquisa de campo sobre o estágio atual do uso de websites (sítios na Internet) pelos governos municipais do Estado de São Paulo para prestação de serviços e disponibilização de informação à população. A partir dessa análise criou-se o Índice Geral de Qualidade de Websites Municipais (IGQWM), que classifica os municípios pelo nível de maturidade de seus sites na internet. 

Os sites foram analisados nos seguintes níveis:



Índice Geral de Qualidade de Websites Municipais: O Índice Geral de Qualidade de Websites Municipais (IGQWM) classifica os municípios pelo nível de maturidade de seus sites na internet. Cada website municipal passou por uma análise criteriosa e, a cada aspecto analisado foram atribuídas notas, sendo a nota 10, “hipotética e ideal”, a que teria um município em que todos os fatores obtivessem pontuação máxima, situação não verificada na prática. A nota 0 foi atribuída quando se verificou a inexistência do aspecto tratado. “
Nível de e-Democracia promovido: Avalia a possibilidade de acesso da população a informações, ações e decisões do governo, por meio de websites e portais; a existência de canal de comunicação para que a população possa se manifestar e, em seu estágio mais avançado, participar de plebiscitos e votações eletrônicas.”
Nível de e-Gov: O nível e-Governo (governo eletrônico) avalia o nível de funcionalidade e complexidade das páginas web, numa escala que vai da simples publicação de informações até o acesso a bases de dados governamentais integradas e a possibilidade de realização de uma transação completa por meio eletrônico.”
Nível de e-Serviços: Avalia a existência de serviços e atendimento eletrônico ao cidadão e às empresas; informações sobre o município, sobre a prefeitura, notícias voltadas à comunidade local; a possibilidade de preenchimento eletrônico de cadastros; a consulta e emissão eletrônicas de documentos; a disponibilização de legislação, normas, estatutos, políticas, orçamento e ações do governo municipal no website.”
Nível de relacionamento com o cidadão: Avalia o grau de personalização do relacionamento com o cidadão que pode variar desde o relacionamento impessoal, aquele no qual o Poder Executivo Municipal não sabe nada sobre o cidadão com quem está se relacionando, até o relacionamento pessoal com a criação de perfil individualizado do cidadão.”
Nível de usabilidade: Avalia o grau de facilidade de uso do website, de tal forma que o usuário encontre as informações, produtos e serviços que procura intuitivamente.”
Nível de uso estratégico de e-Gov: Avalia o uso do meio eletrônico para promover arrecadação justa e eficiente, verificar o cumprimento da legislação, promover a gestão governamental eficaz, a inclusão social, a integração governo/sociedade, a otimização de processos governamentais, a promoção da cidadania e do desenvolvimento econômico e social, com oferta de serviços de valor aos cidadãos e empresas e promoção da democracia por meio de eGov.”
Abaixo as notas e as posições do site Municipal de Bauru:



O gráfico abaixo nos mostra comparativos do site Municipal de Bauru com os primeiros colocados de cada nível:


Os dados estão disponíveis para consulta (aqui)

O site da Prefeitura de Bauru no geral está razoavelmente bem em alguns níveis como no índice geral de qualificação do web site, estando em 41º lugar, no nível de e-Serviços em 37º lugar e no e-Gov em 42º lugar. No entanto no nível de relacionamento com o cidadão o site está muito mal colocado estando na 343º colocação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário